A importância da silagem de milho na alimentação animal

09/02/2018

A produção de alimento para nutrir rebanhos, principalmente em períodos mais secos, com falta de pastagem em qualidade e quantidade suficientes, tem levado produtores a buscar novas alternativas.

Neste período, o milho é um dos produtos mais utilizados para o processo de silagem, pelo valor nutritivo e conversão alimentar, boa aceitação pelos animais e custos razoáveis de produção.

O sucesso deste processo de silagem, de modo a conservar os valores nutricionais do produto, vai depender do conhecimento aprofundado acerca das etapas destes procedimentos, de modo que o resultado possa gerar animais com ganho de peso, imunidade a doenças e excelente nível de lactação.

A nutrição bovina é uma das principais preocupações de produtores, já que representa, em muitos casos, mais de 70% dos custos de produção.

Através dela, juntamente com outras ações importantes de manejo, conseguimos identificar os índices de produtividade de um rebanho leiteiro ou de corte.

Neste contexto, o milho é um dos produtos básicos e essenciais, sendo recomendado que seja fornecido através do método de silagem para que possa ser mais bem aproveitado pelo gado.

Em outras palavras, através deste método é possível a quebra do amido e melhor digestão do animal, proporcionando uma conversão alimentar mais satisfatória.

Fonte: Revista Agropecuária


CAAGRO - Planejar & Inovar
Centro Acadêmico de Agronomia UNEMAT - NX
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora